Para falar conosco, ligue
(41) 9 8715-6550

PONTOS DE ATENÇÃO AO CURSAR UMA PÓS-GRADUAÇÃO

PONTOS DE ATENÇÃO AO CURSAR UMA PÓS-GRADUAÇÃO

A experiência e o aprendizado obtidos nos bancos das universidades não são suficientes para garantir o posicionamento dos profissionais no mercado de trabalho. Algumas instituições de ensino superior muitas vezes concentram seus programas para o desenvolvimento acadêmico e produção de conhecimento científico, sem “preparar” os alunos para a carreira na iniciativa privada.

Ou seja, fazer uma faculdade é muito importante. Mas se você deseja realmente crescer na sua área e tornar-se um especialista é essencial que você continue fazendo cursos de pós-graduação, mestrado ou até doutorado. Se você pensa em entrar em qualquer um destes, prepare-se: Vai se deparar com um ambiente totalmente diferente do vivenciado durante a graduação.

A primeira coisa da qual você deve estar ciente é que alguns dos seus colegas de classe são potenciais concorrentes no mercado de trabalho e o enxergarão dessa forma. Se na graduação você os olhava como amigos e pensava na quantidade de áreas diferentes que eles poderiam seguir, lembre-se que agora você está num curso de algo específico e que muitos podem olhar você de forma competitiva.

As aulas na pós-graduação são bastante relacionadas ao tema que você escolheu para seu desenvolvimento, o que as torna extremamente relevantes. Isso significa que você não pode ficar faltando ou deixar os textos de apoio de lado. Caso contrário o seu desempenho será ruim e você dificilmente conseguirá recuperá-lo mais tarde.

Por fim, esteja com a mente aberta a todo o tipo de aprendizado. Em cursos de aprofundamento, é comum haver pessoas de todas as faixas etárias nas salas, o que pode propiciar ótimas trocas de experiências. Permita-se escutar o que o outro tem a dizer. E tente perceber “algum tijolo”  (informação útil para seu desenvolvimento) que o professor ou seu colega poderão presenteá-lo.

A foto em destaque mostra um dos formatos de sala de aula que mais aprecio. É uma aula real. Após um conteúdo trabalhamos em pequenos grupos para as pessoas participarem ativamente, refletindo, analisando o que está sendo trabalhado, ponderando, debatendo e trazendo à discussão seus pontos de vista. E tipicamente, ao longo da disciplina trazemos um ou dois profissionais de mercado para contar para todos nós as suas experiencias.

Tudo isso serve para fazer network, aproveite!

E lembre-se: Faça sua pós numa instituição com tradição. Eu tenho muita satisfação por ter oportunidade de ministrar aulas na Pós Graduação da Universidade Positivo e PUCPR. Percebo que os programas são bem alinhados com as demandas do mercado e o corpo docente destas instituições é muito preparado. 

Se você entrar na sua pós-graduação atento a características específicas do curso, conseguirá aproveitá-la muito melhor, aprenderá mais e sua empregabilidade estará melhor desenvolvida. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *