Para falar conosco, ligue
(41) 9 8715-6550

Pílulas de conhecimento – RAM CHARAN

Pílulas de conhecimento – RAM CHARAN

Um dos principais especialistas na área estratégica de negócios, Charan congrega profundo conhecimento em várias áreas: Crescimento Sustentável, Liderança, Governança Participativa, Execução e Sucessão. Autor de vários Best-sellers, entre eles o livro Execução: A Disciplina para Atingir Resultados, tem sido responsável pelo coaching dos mais bem-sucedidos CEOs do mundo, incluindo Jack Welch. Nos últimos 35 anos, desempenhou, nos bastidores, um papel importante em empresas como GE, KLM, Bank of América, DuPont, Novartis, dentre outras. Graduou-se em engenharia, obteve o MBA e o título de doutor pela Harvard Business School, onde também foi professor. Segundo Ram Charan para ser um excelente Líder, o que faz as coisas acontecerem, tudo precisa ser muito simples. Para ele há cinco pilares nessa construção.

O primeiro é: Cada Líder precisa entender com maestria como o dinheiro é feito em seu negócio. Deve ser a linguagem de uma lojinha, de um vendedor de rua, de uma mercearia de esquina. É a mesma linguagem que o CEO da General Motors usa. A diferença é que sua empresa é muito grande e o dono da lojinha tem um estabelecimento que comporta uma só pessoa. Mas o núcleo do negócio demanda as mesmas medidas, a mesma complexidade e resistência.

Número dois: O dono da lojinha tem o negócio todo à sua frente. Na grande empresa, as informações chegam através de diversos filtros, diversas camadas. Assim, o empresário de uma grande companhia precisa se certificar de que há prioridades precisas, claras e dominantes. No caso do dono ou da dona da lojinha, trata-se de apenas uma pessoa. No caso de uma empresa grande, o Líder precisa e deve fazer as coisas acontecerem por meio de outras pessoas. Para fazer isso, há uma nova exigência para ele ou ela, comparada à da lojinha: ter as pessoas certas nas funções certas (Este é o terceiro pilar). É uma grande tragédia quando, em níveis altos, você não tem as pessoas certas nas funções certas.

O quarto pilar existe porque, quando você tem a lojinha, há apenas uma pessoa, mas quando se tem uma grande empresa com 300.000 pessoas, qualquer lugar em que duas pessoas trabalhem juntas é um sistema social. Um sistema social significa que, onde quer que duas ou mais pessoas trabalhem juntas, elas desenvolvem sentimentos umas pelas outras, desenvolvem relacionamentos, tornam-se competitivas, podem tornar-se cooperativas e, como resultado, seus resultados mudam. Líderes, portanto, precisam saber como arquitetar e como executar isso. Em cada empresa, há esses sistemas sociais, orçamentos, estratégias, talento, balanços mensais. Tudo isso combinado faz a execução acontecer.
O último pilar, segundo Ram Charan, é o dos hábitos pessoais do Líder. Você vai ver uma grande mudança na qualidade da execução. Existem três hábitos principais – você não precisa de uma pesquisa de PhD para saber isso. Pergunte a qualquer bom executor na empresa e verá que todos eles os têm. Número um: toda reunião que você termina, você precisa ter um fecho, quem vai fazer o quê e quando. Isso confere responsabilidade e clareza. Número dois: você precisa realizar um acompanhamento total. Isso significa que as pessoas trabalharão em direção a uma meta para ser atingida em determinado tempo. E número três: você precisa dar às pessoas um feedback, seja bom ou ruim, enquanto as coisas estão acontecendo. Porque não se trata de uma avaliação pessoal, e sim de aumentar a capacidade das pessoas. Faça essas pequenas coisas repetidamente, e verá uma enorme mudança na qualidade da execução.

Será que execução é um dom natural? Charan propõe a seguinte reflexão: “Quando a maioria das pessoas chega a posições de liderança, elas têm 25 anos ou mais. Nessa época, você toma consciência de qual é o seu talento, e parte daí para desenvolvê-lo. Se você não o desenvolver, não crescerá. A maioria das ferramentas e ideias é aprendida quando se trata de executar algo em um sistema social. Seja o quer for que você tenha, que você acha que herdou, lapide, trabalhe, aprenda as ferramentas, adquira o know-how. Se você não aprender, seu talento herdado desaparecerá. Líderes são feitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *