A IMPORTÂNCIA DOS DETALHES

Dizer que 2016 será um ano desafiador já não é nenhuma novidade. O que é realmente difícil é acertar todos os elementos que serão essenciais para quem vende produtos, conhecimento, ideias, serviços e nós mesmos. No entanto, posso afirmar com muita certeza que um dos mais importantes “ingredientes” de sucesso das organizações e profissionais se chama “atenção aos detalhes”.

E daí você para e pergunta: “O que vem a ser exatamente esta atenção aos detalhes?’”. Para ajudar nesta tarefa de prestar maior atenção a tudo que cerca o seu negócio, compartilho três dicas para você implementar a partir de hoje. É uma espécie de “política de atenção extrema” a todos os detalhes que, direta e indiretamente, impactam o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. E o seu também!

Cuide de todos os detalhes que cercam seu produto ou serviço. Faça com que, desde a concepção do produto ou solução que você vende, todos os esforços estejam altamente orientados ao cliente. Na prática, isso envolve uma reflexão bastante profunda sobre o quão verdadeiramente sua empresa está realmente focada em entender necessidades, expectativas, desejos e sonhos do cliente. Tudo o que você e sua empresa fizerem precisa estar 100% conectado com os desejos, necessidades, expectativas e sonhos dos seus clientes. Embora isso pareça um tanto quanto lógico, poucas são as empresas que pensam e agem desta forma.

Obsessão pelos detalhes. Estabeleça, como parâmetros mínimos de produção, atendimento e encantamento de clientes, os melhores e mais reconhecidos padrões de qualidade do mercado. Se uma empresa que você já conhece lhe fornece experiências inesquecíveis e memoráveis, tome-a como base para criar um modelo de encantamento ainda mais incrível. Para que isso aconteça, preste atenção a todos os detalhes que envolvem seu negócio: pesquisa & desenvolvimento, produção, marketing, vendas, pós-vendas, financeiro, logística etc. Todos os detalhes, em toda a sua cadeia de negócio, são fundamentais para criar experiências sensacionais aos seus clientes.

Pesquise e entenda melhor os seus clientes o tempo todo. Faça de cada contato com seus clientes uma nova oportunidade de absorver deles novas expectativas, desejos, sonhos e necessidades. E também para entender melhor as grandes experiências que eles tenham vivido com outras empresas, produtos e serviços, que sejam marcadas exatamente pelo alto nível de encantamento. Isso é algo umbilicalmente ligado à atenção máxima a todos os detalhes, que é tão característico das empresas com maior e mais elevado nível de satisfação e lealdade. Quanto maior for este entendimento, maiores serão as chances de você customizar e personalizar seus produtos e serviços às necessidades e sonhos dos clientes.

Não se pode dizer que estas ações podem ser adotadas da noite para o dia. Trata-se de um processo disciplinado, árduo e gradativo, que inclui aspectos ainda maiores. Entre eles, a existência de um grande propósito da empresa, que seja vivido e percebido na prática por clientes, colaboradores, fornecedores e toda a cadeia de negócios que sua empresa estiver inserida, incluindo aí a própria sociedade.

No entanto, posso afirmar com 100% de certeza que, se você focar seus melhores esforços na construção deste modelo de excelência fortemente baseado na atenção aos detalhes, os resultados, no médio e longo prazo, serão significativos e positivos. E, consequentemente, surgirá um negócio muito mais saudável, sustentável e o que é mais importante: querido e desejado pelo mercado.

A RB Desenvolvimento Estratégia e Gestão pode ajudar seus clientes na busca por melhores resultados.

Sobre o Autor

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Rudi Birgman

Sou um profissional com formação na área de Tecnologia e Ciências Sociais acumulando grande experiência profissional atuando nas áreas de Operações, Gestão e Desenvolvimento Humano de empresas do segmento de serviços, indústrias, varejo dos mais diversos portes. Trabalho na área de treinamento e desenvolvimento e sou professor.
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