O QUE FRUSTRA OS ALUNOS DE MBA E PÓS?

As ponderações à seguir foram propostas pelo meu querido e saudoso ex-professor no MBA. Jerônimo Mendes. Merece destaque a simplicidade, objetividade e lucidez com que ele aborda o tema. Estou publicando esta segunda reflexão relacionada com cursos de pós graduação pois percebo muitas coisas que o autor percebe. Seria muito gratificante se meus alunos pudessem colaborar com suas reflexões e comentários. Obrigado prof. Jerônimo. Abraço!

Eis o artigo

O QUE FRUSTRA OS ALUNOS DE MBA E PÓS?

Por Jerônimo Mendes (*)

Eu costumo frustrar, e ao mesmo tempo motivar, alguns alunos com o meu discurso direto. Depende do mindset de cada um (crença, interpretação e aplicação em relação ao que eu digo). Ninguém faz milagres e, na maioria dos casos, depende mais de você do que dos professores que cruzam o seu caminho.

Agora, para quem ainda não se encontrou ou está fazendo uma Pós apenas porque a empresa pediu, não há como ajudar.

Ao se matricular numa Pós, alguns alunos procuram o segredo ou a fórmula mágica para todos os seus problemas, na vida e no trabalho; mas, o grande segredo é que não há segredo.

O que conta mesmo é um misto de bom professor, grade de disciplinas adequada, colegas participativos, boa instituição e, acima de tudo, paixão por aprender. Agora, deixe-me dizer o que você deve buscar e esperar de qualquer MBA e Curso de Pós-Graduação:

  • Atualizar conhecimento na sua área de atuação para implantar no seu negócio ou local de trabalho, sempre que possível.
  • Ampliar a sua rede de relacionamentos. Em qualquer curso, há dezenas de profissionais de diferentes profissões, cargos, empresas e cidades. Nunca perca essa chance.
  • Saber, de fato, se você está no lugar certo, a partir de uma visão mais ampla de possibilidades do curso que você já fez e agora tem medo ou dificuldade de mudar.
  • Mudar o seu modelo mental, a partir de uma nova base de conhecimento, afinal, é para ser aplicado e não acumulado.

O que frustra as pessoas, na maioria das vezes, é voltar para a mesma empresa, o mesmo chefe e os mesmos colegas que não estão nem um pouco preocupados com o que você aprendeu na Pós/MBA. Fica aquela sensação de impotência e de dinheiro jogado fora.

Pense nisso ao se inscrever para o seu próximo curso de Pós. Se tiver a felicidade de ser meu aluno, já sabe o que vai acontecer. No mínimo, vai sair de cabeça erguida e tomar uma atitude mais positiva e determinada em relação à vida. Sucesso, sempre! 

FIM

(*) Administrador, Coach, Escritor, Professor Universitário para Cursos de Especialização e MBA e Palestrante com mais de 35 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte. Apaixonado por Literatura, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Pessoas. Site Se desejar conhecer o trabalho e as ideias do prof. Jerônimo Mendes, clique nesta linha.

Olá querido aluno. Qual a sua percepção sobre esta breve provocação? Deixe sua opinião no espaço abaixo, destinado aos comentários. Obrigado, sucesso!

Sobre o Autor

Picture of Rudi Birgman

Rudi Birgman

Sou um profissional com formação na área de Tecnologia e Ciências Sociais acumulando grande experiência profissional atuando nas áreas de Operações, Gestão e Desenvolvimento Humano de empresas do segmento de serviços, indústrias, varejo dos mais diversos portes. Trabalho na área de treinamento e desenvolvimento e sou professor.
0 0 votes
Avaliação do artigo
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
O mais velho
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
7 anos atrás

Caro professor,
Estou de pleno acordo com o seu artigo. Tem que fazer a PÓS por paixão, vontade de aprender, aprimorar, amadurecer, agregar, com a intenção de evoluir, abrir a cabeça, fazer network, trocar figurinhas e aplicar dentro ou fora das organizações.

Parabéns, belíssimo artigo!! Estimulante.