Na atividade de consultor tenho tido a oportunidade de conhecer vários negócios, visitar várias empresas e conversar com inúmeros empresários. Quando pergunto sobre a história da empresa, de como ela foi constituída e busco clarificar a missão e visão, tenho percebido a pouca importância que é dada para estas duas palavrinhas que parecem simples. E resolvi escrever esta reflexão com objetivo de ajudar o leitor a compreender a importância que elas representam para o sucesso de qualquer organização.
Pesquisas revelam que grande parte das empresas nacionais, principalmente as médias e pequenas, não possuem qualquer estabelecimento de metas e objetivos. Além de não implementar tais objetivos e metas, muitas não compreendem sua importância para a organização. Seus colaboradores e os próprios proprietários não sabem para onde e como a organização está indo. Estabelecer a missão e a visão de uma organização é estabelecer um caminho a seguir e um sonho a alcançar.
A MISSÃO de uma organização deve ser definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Portanto para definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negócio? Quem é o nosso cliente? Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto ou serviço?
Ela representa a razão de existência de uma organização e para isso ela deve abranger o propósito básico da organização e a transmitir seus valores aos seus funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade como um todo. A missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Já a VISÃO de uma organização dever ser a situação futura desejada no longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. É como se fosse o “sonho da organização”, “é o futuro do negócio e onde a organização espera estar nesse futuro”
A visão deve conter um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização.
Deve estar alinhada como os valores centrais da organização. Ou seja, são os princípios essenciais e duradouros da organização. A organização precisa voltar seus olhos para dentro dela própria para definir a visão, portanto um observador externo não pode considerar como certo ou errado a visão desta organização. A visão tem que ser inspiradora e impulsionadora, ela dever gerar uma energia positiva para seus colaboradores. Visões com foco financeiro não costumam trazer estimulo e criatividade para a organização, o mesmo vale para a liderança e participações de mercados onde a organização atua. A visão será bem definida quando a resposta, “o que queremos criar?” for respondida.
Para encerrar esta breve reflexão, é preciso destacar que a importância do estabelecimento de metas e objetivos como a MISSÃO e a VISÃO da organização vai muito além de simplesmente escrever algumas linhas e coloca-las no site ou mural da empresa. A criação da missão e visão da organização tem que ser definida de forma que todos os envolvidos no processo, funcionários, acionistas, fornecedores e sociedade, compreendam a sua importância e as coloquem em pratica. E é dever da liderança cobrar de seus liderados as ações alinhadas com a missão e visão. Isso vai potencializar o alcance das metas e objetivos organizacionais. Simples assim!