A palavra estratégia me parece ser uma das palavras mais mal utilizadas e mais mal-entendidas no mundo dos negócios atualmente. Noventa por cento das vezes, quando empresários ou executivos falam sobre estratégia, eles estão na verdade, falando simplesmente sobre um plano.

Mas estratégia implica muito mais do que planejamento. Um jogo de xadrez bem jogado envolve estratégia. Um jogo de paciência bem jogado envolve planejamento. Uma estratégia deveria implicar o planejamento que é criado para eliminar um concorrente, ou para derrotar o plano de um rival. Ela deve incluir medidas que levarão a uma situação vitoriosa em uma competição com opositores, ou em uma batalha com forças que estão contra o plano.

A definição militar de estratégia envolve o planejamento para alcançar o sucesso em um ambiente hostil, e pensamos que provavelmente é a melhor e mais curta definição da palavra. Uma estratégia de negócios real, em outras palavras, é um plano que antecipa as ações de seus concorrentes ou a resistência dos outros.

Para que uma estratégia tenha sucesso, é preciso que o empresário saiba aproveitar as diferenças estruturais entre o seu negócio e os dos outros. Ou talvez você deva planejar as suas ações de maneira a criar estas diferenças estruturais e então explorá-las de maneiras que seus concorrentes não.

O que faz uma boa estratégia?

Estreitar o foco é a essência da estratégia. Significa decidir de quais oportunidades se deve abrir mão, como negócio. É umas das decisões mais difíceis que qualquer empresa precisa tomar. Qualquer empresa bem sucedida com a sua estratégia competitiva geralmente o faz estruturando todo o seu negócio ao redor da estratégia, desde a cadeia de suprimentos e distribuição, até o recrutamento, a produção, a propriedade intelectual, e até mesmo os relatórios financeiros. Frequentemente, a própria estrutura de negócios resultante dificulta, se não impossibilita, a se fazer tudo. A estrutura do negócio, criada ao redor de uma estratégia, efetivamente faz a escolha pela empresa.

Empresas com estratégias claras acreditam ser necessário fazer estas escolhas. Elas dizem “não” para o que poderia, em outras ocasiões, parecer oportunidades de negócios lucrativos não porque elas não querem ganhar dinheiro, mas porque elas querem, e toda a atividade deve promover as suas estratégias competitivas se elas querem ser bem sucedidas.

Esta é pelo menos uma boa razão porque é improvável que o Outback disponibilize aos seus clientes mesas com toalhas brancas em seus restaurantes como um atributo de qualidade adicional.

É preciso dizer “não” a algumas atividades que poderiam parecer atraentes.  Mas saber quando dizer não é um desafio dos maiores. E só se consegue dizer “não” com segurança quando se conhece a estratégia da empresa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.